AO RECEBER O MATERIAL:
Recomenda-se adquirir 10% a mais da metragem necessária considerando possíveis trocas futuras e/ou recortes.
Confira se todas as embalagens possuem as mesmas especificações quanto a referência, qualidade, calibre, tonalidade e lote de fabricação.
Pequenas variações de tonalidade, tamanho e planaridade são inerentes ao processo produtivo de todos produtos cerâmica, conforme NBR 13818/97.
Antes de começar o assentamento, faça uma inspeção prévia do material. Para isso, abra 3 ou 4 caixas do revestimento cerâmico que você adquiriu, verifique seu estado (observe a presença ou não de defeitos superficiais ou de tonalidade) e misture as peças (fica mais fácil visualizar possíveis problemas como os de variação de tonalidade). Em caso de dúvidas NÃO ASSENTE e entre em contato para maiores esclarecimentos. IMPORTANTE: RECLAMAÇÕES POR DEFEITOS VISÍVEIS NÃO SÃO ACEITAS EM PRODUTOS JÁ ASSENTADOS. O ASSENTAMENTO SIGNIFICA SUA ACEITAÇÃO.
GARANTIA: AS FABRICAS DE PISOS garante seus produtos de 1° qualidade (A), definido conforme Norma NBR 13818/97, se especificado corretamente, bem assentado e usado em condições normais.
ASSENTAMENTO:
O piso e revestimento não devem, JAMAIS, ser colocado de “molho” em tanques ou tambores. Para obter um conjunto harmonioso, distribua as peças tiradas ao acaso de diversas caixas misturando-as entre si. Utilize argamassa colante observando as instruções do fabricante. Utilize juntas de entre as peças (valor encontrado nas embalagens) para facilitar o alinhamento (processo admite variação de tamanho) e evitar o deslocamento das mesmas. Em produtos granilhados, mais rugosos ou texturizados recomenda-se aplicar uma camada de cera incolor nas bordas das peças para facilitar a limpeza após o rejuntamento. Utilize rejunte impermeável e flexível aplicando até a altura da camada de esmalte. O rejunte deve impedir a infiltração de água para evitar o aparecimento de manchas d’água e eflorescências. Rejunte somente após 72 horas do assentamento para que a umidade da argamassa evapore e por pano seco. São deveres do ASSENTADOR obedecer às normas de instalação para piso e parede ABNT NBR 13753 e 13754 e utilizar ferramental adequado.
MANUTENÇÃO:
Produtos brilhantes são mais sensíveis ao risco, independente de sua classe de abrasão (PEI). Exemplo: pode ser riscado pela areia. Na entrada das portas de acesso é aconselhável o uso de um capacho para evitar que os calçados tragam areia. Em produtos granilhados, mais rugosos ou texturizados podem ocorrer aderência de sujeira com mais facilidade e podem apresentar manchas por acúmulo de sujeira: manter limpeza freqüente para remoção de sujeira para evitar que haja encardimento. Evitar queda de objetos pesados e pontiagudos para não provocar lascamento. Na limpeza utilize somente água, sabão ou detergente neutro. NÃO USE ÁCIDOS OU OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS, PALHAS DE AÇO, ETC.